Matheus Gabassi

Matheus Gabassi

Matheus Gabassi

Blog

As 7 verdades soberanas

O que é a verdade? Pilatos pergunta ao Mestre e um breve silêncio paira no ar… Imagine Yeshua olhando no fundo dos olhos de Pilatos. O que será que Pilatos sentiu ao ver a Face de Deus? Ou ainda… Será que ele notou isto ou estava cego mesmo tendo os olhos sadios e bem abertos.

Enfim, após esta troca de olhares, Pilatos retira-se dizendo: não encontro crime algum nele!

Quando verdadeiramente encontramos a verdade, ficamos assim, atônitos, paralisados, em choque. A verdade simplesmente é, e por ser, não precisa justificar-se. A verdade é aquilo que é concreto, o famoso “preto no branco”, a prova e não provação. Yeshua certa vez disse: – Deus é Espírito e os verdadeiros adoradores, adorarão em Espírito e em Verdade.

A verdade nesta situação era e é Ele mesmo, Deus (O Espírito de Yeshua) em figura humana, criando O caminho por meio de seu corpo (o sacrifício perfeito). Yeshua é a imagem de Deus, sua prova incontestável. É O Senhor no campo da realidade, do visível, tangível, concreto, real e identificável.

Paulo escreve…

“O deus, desta presente era perversa, cegou o entendimento dos descrentes, a fim de que não vejam a luz do Evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. – 2 Coríntios 4:4

 

A verdade tem sinônimos e antônimos:

Verdade x Mentira

Luz x Trevas

Bem x Mal

Vida e Morte

A verdade é única, senão não seria A Verdade, mas ela tem partes. Talvez, em pleno século 21, nossa compreensão de Verdade seja menos clara do que a da igreja cristã no primeiro século. O cristianismo infelizmente foi misturado com ideias filosóficas e de outras culturas a partir do momento em que Roma aderiu-o como a religião oficial do império, isto por volta de 313 e 384 D.C (Constantino e Teodósio).

Sabemos que todos os cristãos são católicos(universais), apostólicos(creem na doutrina dos apóstolos ou deveriam), mas nem todos são romanos, alias, é contraditório um cristão ser conivente com o romanismo, visto que Roma era inimiga de Cristo. Roma (como ideologia), é inimiga da Verdade e consequente inimiga de Cristo. É a representação do sistema do mundo anticristão.

Roma reintroduziu o culto a deusa mulher. É conhecido que desde a antiguidade a humanidade idolatrava deusas, temos o exemplo de Ashera, Azera, Astarote, Hera, entre muitas outras. Sutilmente este culto pagão voltou ao transformarem a irmã Maria em a deusa mãe de Deus em recentemente em 1950, o Papa Pio XII estabeleceu o dogma de sua assunção, ou seja, que ela foi elevada de corpo e alma a glória celeste. Sem contar o Papado, a mudança dos 10 mandamentos, o purgatório, o conceito trinitariano e outras coisas. Não há discurso de ódio contra católicos. Sou um católico, apostólico, mas não romano. Voltemos a unidade irmãos, ao verdadeiro Deus revelado a nós, o Senhor Jesus Cristo.

Roma ainda diluiu a verdade com concílios subsequentes durantes séculos. Concílios estes que, foram definidos apenas por gregos e romanos, o próprio povo de Deus por origem, ou seja, os judeus, não foram convidados para as discussões.

 

Cristo não fundou religião

O fato é que Yeshua não criou religião, nem mesmo o Cristianismo. Ele foi o instrumento humano para anunciar o Reino de Deus, que é O Espírito em nós, a regeneração do homem interior. A alma (mente) de Jesus era humana, seu corpo igualmente, mas já o Espírito, era o próprio Senhor! Ele era o Deus Vivo, ou seja, O Senhor habitando plenamente em um corpo humano entre nós para que por intermédio de seu sacrifício próprio, proporciona-se a mesma dádiva de ser habilitado e controlado pelo Espírito a todos que Nele viessem a crer. Como o profeta Isaias descreveu, era o Emanuel, Deus conosco.

Criamos tópicos a seguir afim de facilitar a compreensão da Verdade universal e apostólica da fé cristã sem este filtro romano. Os pontos que lerás tem por objetivo guiar a unanimidade. Eles tem o poder de unificar o povo de Deus, não somente de acabar com divergências tolas entre denominações evangélicas ou católicas, mas também de aproximar Israel dos gentios e promover o avivamento da convergência; a peneira final da Igreja dos últimos dias!

Quando vier o Espírito da verdade, ele os conduzirá a toda a verdade. Não falará por si mesmo, mas lhes dirá o que ouviu e lhes anunciará o que ainda está para acontecer. – João 16:13

 

O SENHOR É A VERDADE 

Muitos cristãos se perdem com as nomenclaturas Pai, Filho, Espírito Santo, Cristo, Verbo, Criador, Salvador, Redentor, Consolador etc… Precisamos esquecê-las momentaneamente para compreender a bíblia e algo tão sólido, que em diversas passagens é comparado com uma Rocha. O Senhor é o único Deus verdadeiro e todos estes nomes são como ângulos de um mesmo prisma.

Mas o Senhor é o único Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo e o Rei eterno! A terra treme com sua ira; as nações não podem suportar sua fúria. – Jeremias 10:10

Quantos deuses existem? Um… veja…

Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador. –  Isaías 43:11

Porque eu sou o SENHOR teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar. – Isaías 43:3

Todavia, eu sou o SENHOR, teu Deus, desde a terra do Egito; portanto, não reconhecerás outro deus além de mim, porque não há Salvador, senão eu. – Oseias 13:4

Não terás outros deuses além de mim. – Êxodo 20:3

Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.  – Lucas 2:11

Assim também escrito está: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.
O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. – 1 Coríntios 15:45-54

Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem – e tremem! – Tiago 2:19

 

É preciso desvincular o adjetivo Deus de Pai. Deus não é o Pai, mas Deus é Pai!

Deus = o ser soberano.

A bíblia diz que até o dinheiro pode ser um Deus, tudo que exerce senhorio sobre o indivíduo assume o papel de deus, por isso, deus é um adjetivo, e quando é colocado com “D” maiúsculo é porque o adjetivo está sendo associado ao Senhor, assim como acontece com outros adjetivos que se remetem ao Senhor, como Altíssimo, Soberano, Todo-Poderoso, Pai, Filho, Salvador, Cristo, Cordeiro etc.

A bíblia é muito clara em dizer que há só a um Deus, O Senhor. Logo em Gênesis 2, o capítulo inicia-se com a expressão “O Senhor Deus”. E a última vez está no último versículo da bíblia, veja:

 

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém. – Apocalipse 22:21

 

Agora que isto ficou mais claro, podemos avançar para a didática do Pai e do Filho. Veja nos textos a seguir do Antigo e Novo Testamento O Senhor dizendo que tratará conosco com uma relação de Pai e Filho. Abra sua bíblia e veja:

2 Samuel 7:8 em diante… também pode ser lido em I Crônicas 17:13 (detalhe para o Espírito do Senhor que sai de Saul em 1 Samuel 16:14, mas é prometido que não se apartaria do descendente de Davi, no caso a passagem se refere a Yeshua)

E eu serei para vós Pai e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor todo poderoso. – 2 Coríntios 6:18

“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?” – Salmos 42:2 (em outras versões: quando entrarei e verei a face de Deus?

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. – Isaías 9:6

2 Tessalonicenses 2 : 16 e 17

Apocalipse 19:7-17 – O testemunho de Jesus é o Espírito da profecia. As bodas do cordeiro são as bodas do grande Deus.

 

JESUS É A VERDADE

Nesta altura do texto, certamente já notou nossa intenção de mostrar quem é de fato o Senhor Jesus Cristo, mas estas três referências do Evangelho escrito por João, deixarão ainda mais claro  a veracidade de Jesus.

João 14:6 Eu sou o caminho, a verdade e a vida

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. – João 1:14

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. – João 4:24)

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo. – João 4:24-26

A Luz, A Glória, A Face, A porta, O Caminho, O Filho, A Verdade, A Vida, O Cordeiro, O Redentor, O Salvador e O Cristo são pseudônimos da DIVINDADE (Yahweh) na campo da realidade, ou seja, Yahweh, utilizando de símbolos compreensíveis para os humanos entenderem a respeito Dele.

Jesus é a candeia portadora da luz.

E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. – Apocalipse 21:23

Sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus – Filipenses 2:5-11

No texto a seguir O Senhor fala com Ezequiel sobre o estabelecimento da Aliança de Paz e de seu Santuário, O Templo, Tabernáculo e Morada para que Ele (O Senhor) permanecesse conosco. Estes lugares não são estruturas, mas falam a respeito do corpo de Jesus, da encarnação do Espírito do Senhor. É a forma Dele ser nosso Deus e nós o seu povo. Veja abaixo…

Celebrarei com eles uma Aliança de Paz, que será uma aliança eterna. Eu os firmarei e os multiplicarei, e constituirei o meu Santuário, o Templo, entre eles por todo o sempre. 27 Assim, meu Tabernáculo, minha Morada, permanecerá com eles; Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 28 Então, quando a minha Casa estiver entre eles para sempre, todas as nações compreenderão que Eu, Yahweh, o SENHOR, santifico Israel.” – Ezequiel 37:26-28

Yeshua é Yahweh. O seu corpo em figura humana chamamos de Filho. Frisamos que Yeshua era homem de carne, osso e alma, mas seu Espírito era divino. Era O Senhor em união com ele. Yeshua é O Senhor gerado no campo da realidade e da matéria. A luz do mundo e para o mundo. O local de habitação do Espírito do Senhor. Yeshua mesmo disse que Ele (homem) e o Pai (O Senhor, O Espírito) eram um. Não há trindade. Cuidado com Roma, se permitíssemos, Maria já seria a quarta pessoa da Trindade. Em outro momento escreveremos sobre o paganismo antigo do culto a deusa mulher. Isto não vem de hoje…

 

O ESPÍRITO É A VERDADE

 

São tantas e tantas referência que deixariam este texto enorme, por isso, apenas citamos e esperamos que tenhas a santa curiosidade de conferir…

1 João 5:6 – O Espírito é a verdade

Filipenses 1:19 – Espírito de Jesus Cristo

Gálatas 4:6 – Somos filhos. Espírito de seu Filho

João 10:18-30 – Ninguém tira minha vida, eu a dou e tomo de volta. Eu e o Pai somos um.

João 16:22 até o final… Não vos deixarei órfãos… o mistério que passa desapercebido…

2 Coríntios 3:17 – o Senhor é o Espírito

Efésios 4:1-6 – Um só corpo, um só Espírito

1 Pedro 11:10-11 – o Espírito de Cristo, que estava neles

Yeshua ressuscitará no último dia com aqueles que Nele creram e não amaram as suas vidas (João 6:40); os pormenores registrados em Romanos 8:11 nos dizem que o Espírito vivificará o nosso corpo mortal; Esse mesmo Espírito gerou Yeshua e é narrado em Mateus 1:18 e 20.

  

Em Efésios 5:26 ainda diz que Jesus Cristo santifica a igreja e em 1 Pedro 1:1-2 diz que o Espírito santifica os eleitos, que é a igreja. Santificação, salvação e incorruptibilidade são três coisas que não se separam.

O Espírito é nosso intercessor (Romanos 8:26); mas, em Hebreus 7:25, diz que Jesus é o nosso intercessor; logo concluísse que o Espírito Santo é o Espírito de Jesus e da mesma forma o Espírito de Deus, pois Deus é Espírito. A principal qualidade do Espírito é ser Santo, Santo, Santo. Deus é adjetivo, bem como Pai, simplificando O Senhor é Deus, é Pai, era Filho e é o Espírito Santificador em nós.

Em Atos 16:6 diz que o Espírito Santo impediu Paulo e Timóteo de pregar o evangelho na Ásia, mas logo em seguida, no Vers. 7, diz que o Espírito de Jesus não os permitiu ir para regiões da Ásia, antes, Deus (Vers. 10) os direcionava para Macedônia. Alguns dizem que são três pessoas trabalhando em equipe. Dizemos que ser pessoa é muito pouco para Yahweh. Ele é Espírito que se fez pessoa em Cristo. O Senhor (Yahweh) é um, Deus é único. É necessário dar a devida glória.

DESVENDANDO ATOS 7:55-60 (VERSAO HEBRAICA DAVID H. STERN)

 

A PALAVRA É A VERDADE

João 17:17 – Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

Salmos 119:151 – Os mandamentos são a verdade

Mateus 5:17-20 – tirar um tio da palavra

 

OS MANDAMENTOS SÃO VERDADEIROS

Salmos 119:142 – a tua lei é a verdade

Mateus 22:36-40 – os dois mandamentos

Romanos 10:4 – fim da lei é Cristo (fim de finalidade)

 

A IGREJA É VERDADEIRA

Há momentos que os textos bíblicos são tão completos que ao tecermos comentários, corremos o risco de estragar o entendimento. Porém, como grifado em negrito abaixo, Deus está purificando um povo para si, este povo, independente de nacionalidade e etnia é o que chamamos de Igreja. 

Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;

O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze. – Tito 2:11-15

Ao fazermos parte deste povo que Deus está purificando, logo tornamo-nos embaixadores de Deus. Os embaixadores são a Igreja. E falamos daquilo que o Espírito nos convence a cada dia: o ministério da reconciliação do homem para com Deus por meio de Jesus Cristo, que é O Senhor. O Deus Conosco revelado a 2.000 anos atrás e que vive em nós e nomenclaturamos como Espírito Santo.

De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. – 2 Coríntios 5:20

 

A SEGUNDA VINDA É VERDADEIRA

Atos 1:11

1 Tessalonicenses 4:16,17
Hebreus 9:27,28
1 Tessalonicenses 5:1-3
Apocalipse 19:11-16
Mateus 25:31-33
Apocalipse 11:18
1 Coríntios 15:52
João 14:12-13
Mateus 24:30-31

Daniel 8:12 – O diabo tenta deitar por terra A VERDADE

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará – Joao 8:32

Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia e Soli Deo Gloria.

Um abraço do amigo,

Matheus Gabassi

Agenda

Pregação

04/02/2023