Matheus Gabassi

Matheus Gabassi

Matheus Gabassi

Afinal, o que é profecia?

A palavra profecia é traduzida por mensagem, segundo a Bíblia Palavra-Chave. Se profecia é mensagem e é um dom dado por Deus, logo profecia é falar pelo Espírito. Nem sempre o profeta sabe que está sendo usado por Deus, o Espírito testifica na mente de quem ouve. Podemos pregar, ensinar, aconselhar, orar, cantar, ofertar e agir de forma profética. Não se limita a adivinhações ou relevações de passado ou futuro. Quando O Espírito age, ele tem três propósitos claros e definidos pela própria bíblia. No próximo subtitulo desta reflexão falaremos a respeito. Em âmbito geral, a principal e melhor profecia é aquela que nos trás maior compreensão de quem Deus é. O objetivo de vida de todo cristão deve ser: conhecer a Deus e torná-lo conhecido.

 

Leia abaixo um versículo importante…

E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia. – Apocalipse 19:9,10

O testemunho de Jesus é o espírito da profecia. Memorize esta frase! Mesmo que não goste, tenha seus dogmas e revelações pessoais, o fato não muda, a verdadeira profecia é a própria bíblia sagrada apontando para a revelação de quem Jesus Cristo é, ou seja, não apenas o Filho do Deus vivo, mas o próprio Deus Vivo, Deus encarnado e resgatando-nos do inferno (o partido da rebelião celeste, os inferiores), do poder da morte e nos encaminhando a sermos um com Ele, assim como o homem Jesus foi: 100% homem em corpo e alma, mas 100% Deus em Espírito. Em Colossenses 1:19, o texto é firme que toda a plenitude habitava em Cristo.

 

Guarde estas palavras em teu coração e não deixe vãs doutrinas complicadas e espíritos malignos confundirem sua mente, assim como Paulo alerta em 2 Coríntios 4:4…

O deus, desta presente era perversa, cegou o entendimento dos descrentes, a fim de que não vejam a luz do Evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. – 2 Coríntios 4:4

 

Para que serve a profecia?

Se profecia não é sinonimo de previsão, mas de mensagem inspirada por Deus, para que serve a mensagem profética?

Entretanto, quem profetiza o faz claramente para edificação, encorajamento e consolação de todas as pessoas. – 1 Co 14:3

1 – edificação
2 – encorajamento
3 – consolação

 

Mensagens individuais sobre o passado da vida de alguém não são tão frequentes, porém existem. Tudo que aconteceu em termos de milagres no livro de Atos, ocorreu em um período de 10 anos.

Buscar este tipo de revelação por meio da boca de terceiros é perigoso, seja para quem quer falar, como quem quer ouvir. Álias, a bíblia condena o espírito de adivinhação. Para não escrever uma carta sobre o assunto, deixo o link de um texto muito bom sobre o assunto: https://www.gotquestions.org/Portugues/Biblia-adivinhacao.html

 

 

Os riscos de profetizar

Os três grandes riscos de quem quer profetizar:

agir por meios carnais;
ser influenciado por demônios fantasiados de seres da luz;
cair no pecado original, a soberba.

 

Uma profecia errada pode terminar em morte. Existem casos de “profetas” que falaram carnalmente coisas graves em nome de Deus. Relatos de pessoas que pararem de tomar um remédio controlado e morreram. Namoros, noivados e até casamentos fossem desfeitos por “profetas” com segundas intenções. A descontrução de ministérios por causa de inveja, intriga e ciúme. Entre outros males que não nos extenderemos.

 

Uma profecia por influência maligna, falar por um espírito que não é de Deus, pode amaldiçoar sorrateiramente. Como exemplo, uma mensagem que diz que a pessoa tem um doença, quando na verdade não há problema algum de saúde com ela, apenas uma intenção demoníaca de implantar o mal.

 

Como identificar um falso profeta

Uma característica fácil de identificar em um falso profeta é que ele costuma ser soberbo ou agir com “falsa modéstia”. Ele se auto promove colocando um “graças a Deus” na frente da frase. Bajula a igreja, pastor, casa ou a pessoa que lhe dá oportunidade. Ele é especialista em massagear o ego dos homens, principalmente de pastores e ministérios. Ele sempre traz algo do tipo que Deus tem algo muito grande para dar ou fazer na vida da pessoa. E ainda, fica te analisando, tentando adivinhar por suas expressões se o que ele fala está fazendo sentido ou não para você, afim de corrigir o curso da falácia antes que perca o prumo.

O espírito que busca glória para si e quer se parecer com Yeshua é o de Satanás. Ele é o anticristo, ou seja, se parece com Cristo, faz até milagres, mas não leva as pessoas ao arrependimento e a uma postura de humildade e devoção. Fala de obediência, fazer por merecer e sacrifícios, ao invés de gratidão, graça e amor. O falso profeta estimula a meritocracia, que é praticamente algo que Satanás requeriu quando se enciumou do relacionamento do homem e Deus.

 

 

Viver atrás de revelação

Já a prática de viver atrás de revelação, somente releva que o indivíduo ainda não compreendeu que o evangelho em si é profético. Yeshua, o Deus encarnado, o homem 100% habitado pelo Espírito(Deus é Espírito, é O Senhor) é o cerne(núcleo) da profecia (mensagem de Espírito) para nós.

Lembre-se que Deus é adjetivo, só O Senhor é Deus (1 Reis 18:39) (Deuteronômio 4:39). 

Mistificar as escrituras e os dons do Senhor é reflexo de uma mente sedenta por poder. Tudo que nos é dado, seja natural ou espiritual, é fornecido para demonstrar o amor de Deus, contribuir para o arrependimento dos homens e gerar renovo de alma e Espírito.

O poder propiciou Sua vinda, mas foi o amor que construíu O Caminho do retorno! Poder, reconhecimento e meritocracia fazem parte do que chamamos de síndrome luciferiana.

 

O texto bíblico nos revela que anunciar que Jesus Cristo é o Senhor é o ápice da profecia.

(…) ninguém pode dizer que Jesus é Senhor a não ser pelo Espírito Santo. – 1 Coríntios 12:3

 

Os livros dos profetas do Antigo Testamento, são assim chamados por apontarem para Cristo. Não se trata de anular o sobrenatural, mas buscar entendimento do que realmente o é e quando é.

 

 

O verdadeiro mover

 

O verdadeiro “mover” se dá quando existe arrependimento, quando a consciência é transformada, e não quando há manifestações em línguas estranhas, eloquência, rodopios, palmas, mãos, determinismo e motivação barata.

 

Não produzimos um ambiente de glória para Deus vir, este efeito de transe está presente inclusive no baixo espiritismo, que em alguns pontos se assemelha com o que acontece cada vez mais em alguns templos, chamando de verdadeira adoração.

 

Profecia como algo miraculoso não é como o maná, ou seja, algo que tinha ou se tem todo dia. Conduzir as pessoas a buscarem estás manifestações é insustentável. Não transforma vidas, somente a palavra que convence do pecado, da justiça e do juízo. E se quem faz isto é o Espírito Santo, uma reunião cheia de “fogo”, mas sem estes alicerces, realmente foi guiado pelo Espírito? Será que por focarmos em performance não temos oferecido fogo estranho sobre o altar?

 

No dia que nossos gatilhos mentais não funcionarem, certamente ouviremos que “o culto não foi bom”, que “o ambiente estava pesado”, “é o diabo” ou ainda “o inimigo estava furioso”, enfim… Os infernais sempre estão furiosos, lembre-se, a nossa diferença é a paz.

 

 

Poder das trevas e apropriação indevida de glória

 

A prestação de culto é individual e nem sempre o demônio aparece de cara feia. Os infernais também promovem sinais e maravilhas, e o pior, dizendo que os fazem em nome do Senhor. Por que? Porque são espíritos de blasfêmia. O povo adora e glorifica a Deus, enquanto o partido dos anjos caídos se diverte e absorve para si os gritos e aplausos. São egos inflados produzindo egolatria, a idolatria do homem e da “benção” sutilmente disfarçada. Jesus se torna apenas um meio para a pessoa receber o que ela quer. Não falamos de homens, mas de uma das maiores estratégias do inimigo dentro dos templos.

 

Atenção, nem tudo que é espiritual provém de Deus!

 

E principalmente quando se trata do passado, pois tanto o homem como os infernais podem saber.

 

“Ó povo de Israel, seus profetas são como chacais no meio de ruínas. Não tomaram nenhuma providência para consertar as brechas nos muros que rodeiam a nação, para que permanecesse firme na batalha no dia do Senhor.

 

Em vez disso, anunciaram visões falsas e fizeram previsões mentirosas. Dizem: ‘Esta mensagem é do Senhor’, embora o Senhor jamais os tenha enviado. E, no entanto, esperam que as palavras que profetizam se cumpram!

 

Acaso não são falsas suas visões e mentirosas suas previsões, se vocês afirmam: ‘Esta mensagem é do Senhor’, quando nem sequer falei com vocês?

 

“Portanto, assim diz o Senhor Soberano: Porque suas palavras são falsas e suas visões, mentirosas, eu me colocarei contra vocês, diz o Senhor Soberano.

 

Levantarei minha mão contra todos os profetas que têm visões falsas e fazem previsões mentirosas, e eles serão expulsos da comunidade de Israel. Apagarei seus nomes dos registros de Israel, e eles nunca voltarão a pisar em sua própria terra. Então vocês saberão que eu sou o Senhor Soberano.

 

Ezequiel 13:4-9

 

 

Profecia gera temor

 

Quando uma pessoa é verdadeiramente usada por Deus em profecia (neste caso sobre algo futuro), é gerado um grande temor no coração e a mensagem é tratada no particular. Deus não fica expondo ninguém, para isto servirá o trono branco. A exposição comumente só traz exaltação para o profeta e não para Deus.

 

E ainda, o Senhor não permite adivinhação.

 

O apóstolo Paulo repreendeu um jovem que praticava estas coisas que só adoecem o corpo de Cristo.

 

E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.

 

Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.

 

E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.

 

Atos 16:16-18

 

 

Agora no Antigo Testamento…

 

Não permitam que se ache alguém no meio de vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos.

 

O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. Permaneçam inculpáveis perante o Senhor, o seu Deus.

 

Deuteronômio 18:9-13

 

Infelizmente não é muito difícil de se encontrar no meio evangélico esta falsa instrumentalização divina e o pecado da “vasolatria”. Os “mais chegados com Deus”, os “mais cheios” entre outros comentários que se ouvem por aí.

 

Muitas vezes essas profecias são combinadas, outras vezes baseadas em psicologia e PNL (programação neurolinguística) para “esquentar a igreja”, promover “fogo” ou incentivar arrecadação e subordinação dos membros.

 

Não podemos nos tornar aristocratas do evangelho. Como se fossemos detentores exclusivos da unção, do poder, do particular com Deus, intermediadores entre outras coisas.

 

 

Dom do discernimento

 

O dom do discernimento é fundamental e deve caminhar junto com o profético, lembrando sempre que, a maior profecia é a revelação de que Yeshua Ha Mashiach é O Senhor. Ele era o própria Deus encarnado pagando o preço por algo que já era seu, cumprindo a lei e demonstrando amor.

 

Ele cumpriu a pena, executando justiça e amor em um só ato perpétuo e irrevogável, para que todo aquele que nisto cresse, seja salvo na ressurreição dos mortos.

 

Para não parecermos cessacionistas, vale lembrar da passagem que diz:

 

Não desprezem as profecias, mas ponham à prova tudo que é dito e fiquem com o que é bom. – I Tessalonicenses 5:20

 

Retenha o que bom, ame a igreja, lute por ela, mas não se aproprie dela. Ore e contribua como puder para o crescimento sadio do corpo. Em todo templo há dois grupos, joio e trigo, bode e ovelha. A igreja verdadeira e o carnais. Os carnais comumente são maioria e para manter a arrecadação e/ou o povo entretido, muitos líderes despejam comida fast-food para a multidão, enquanto isso a igreja verdadeira passa fome e geme.

 

Seja um bom mordomo, o Senhor da terra, dos talentos, das ovelhas, O noivo, entre outras formas de dizer, Ele está voltando para encontrar sua amada, a Igreja. Trate-a bem, não há prostitua e não roube o amor dela pelo noivo para si. O acerto de contas será terrível se assim fizermos. Temos que optar qual igreja irá prosperar: a do Senhor ou “a minha igreja”? Ame o Verbo, não a verba.

 

Quanto mais conhecimento os membros tiverem melhor. Não somos donos uns dos outros. Todos servimos por Cristo e para Cristo. Sirvamos pela graça, sem oferta de sacrifício. Sem pagar o preço pra receber, mas porque o preço já foi pago e somos gratos. Sem barganha ou sentimento de restituição. Sem apelo emocional e outras técnicas carnais. Afinal, morrer é lucro, viver é Cristo.

 

Se queremos fazer por merecer, vivemos de baixo da lei e pela lei seremos condenados.

 

Onde os pecados foram perdoados, já não há necessidade de oferecer mais sacrifícios. – Hebreus 10:18

 

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. – João 8:36

 

Isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos, e que cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Pois só há um Deus e só há um mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus homem, – 1 Timóteo 2:3-5

 

 

O caminho, a verdade e a vida

 

Ele é O Caminho, ou seja, o molde, o padrão, o exemplo do que significa ser um Filho de Deus.

 

Ele é A Verdade, e a verdade é o amor. Amar a Deus e ao próximo como a ti mesmo. Vencer o mal com o bem. As trevas com a luz.

 

Ele é a Vida… Porquanto, se o que ouvistes permanecer em vós, de igual modo permanecereis no Filho (o padrão) e no Pai (Deus, que estava corporalmente encarnado em Yeshua, mostrando o caminho da filiação legítima). E esta é a Promessa que Ele nos fez: a vida eterna! – 1 João 2 : 24 e 25

 

Que o Senhor nos dê sabedoria e ousadia no Espírito para colocar os chacais para correrem para fora do aprisco das ovelhas, ou que, transforme os bruxos pentecostais em ovelhas, pois este é poder do evangelho. Que o Espírito do Filho legitimo pouse sobre todos nós! Que venha o verdadeiro avivamento aconteça. O evangelho cru, sem complementos e temperos industrializados em nosso organismo, ou seja, o corpo de Cristo, a igreja invisível sem denominação.

 

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; o conhecimento do Santo resulta em discernimento. – Provérbios 9:10

 

Mas vem a hora e já chegou, arrependemo-nos hoje!

 

Louvado seja Deus.

 

Amém e amem!

Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia e Soli Deo Gloria.